Youtube lança plataforma de educação com vídeos de professores brasileiros - 26 de novembro de 2013

 

O YouTube lançou, na última quinta-feira uma plataforma que reúne 8 mil vídeos educacionais, o YouTube Edu. São aulas com conteúdo de ensino médio sobre matemática, biologia, língua portuguesa, física e química, de 26 canais brasileiros. 

 

A ideia é disponibilizar os conteúdos de forma democrática, até o fim deste ano, o YouTube Edu contará com um total de 12 mil aulas em vídeo.

A curadoria das vídeo-aulas foi feita pelo Instituto Lemann, por meio de uma parceria com a empresa. Eram 93 mil vídeos classificados como educacionais. Entretanto, muitos deles eram tutoriais que não se enquadravam no perfil lecionado no ensino médio. Com a ajuda de um algoritmo, 112 canais foram selecionados e uma equipe de cerca de vinte pessoas avaliaram por amostragem a qualidade dos materiais.

Jorge Paulo Lemann, criador da Fundação Lemann, que se dedica ao setor de educação pública, sem fins lucrativos, a educação está sendo transformada. "Eu acredito que a educação vai passar por uma transformação enorme e a internet será um fator crucial. Espero que, com esse novo mundo que está surgindo, todas essas novas tecnologias sirvam para os professores aprenderem mais e que os alunos se beneficiem disso. Espero que dentro de alguns anos tenham um Brasil competitivo em termos de educação."


Para César Medeiros, professor de matemática, que disponibiliza vídeo-aulas pelo yyoutube é possível viver "plenamente de educação na internet", com um site e um canal de vídeos. "Acredito que esse projeto é bom para o aluno, porque antes ele acessava conteúdos e não sabia se eles estavam ou não corretos", disse.

 

A diretora de marketing do Google e responsável pela implantação do YouTube Edu no Brasil, Flávia Simon os conteúdos deve ser estendidos para os níveis fundamental e superior. "Além disso, estamos avaliando como usar outras plataformas além do YouTube, como a Google Play. Estamos visitando escolas para saber com a tecnologia pode ir para a sala de aula, não só para dentro de casa."

 

Flávia ainda explica que o Google pesquisa como funciona o Youtube Edu nos Estados Unidos. E que lá "a sala de aula é um local para discussão, formação de senso crítico, mas o conteúdo da matéria tem que estar disponível de uma forma democrática, gratuita e aberta todos, como um ferramental pós-aula. Para que a pessoa faça a pesquisa e vem com esse conhecimento para a escola. Acreditamos que isso é um recurso não só para o aluno, mas também para o professor e para as escolas. Isso deve ser gratuito e disponível para o Brasil melhorar."

 

Clique aqui e conheça o canal.

 

Fonte: Info.abril


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142