Saiba escolher um livro - 23 de abril de 2013

No Dia do Livro, confira 7 dicas que podem te ajudar na difícil escolha de um bom título no universo das livrarias.


Para começar a busca, tenha referências sobre o gosto do leitor. Saber, por exemplo, se o presenteado tem hábito de leitura é importante. Descubra qual foi o último livro que leu e gostou, quem são os autores preferidos, o gênero favorito são informações que ajudam muito.


Livros de crônicas são "coringas" quando não se tem muitas informações sobre o presenteado (Luís Fernando Veríssimo é quase uma unanimidade). Relatos de viagens, livros de arte, de fotografia e de recordes também costumam agradar.


Leia as informações que vêm nas contracapas, orelhas e notas sobre o autor. É um norte na hora da decisão e pode instigar a curiosidade. Mas, se guiar apenas por essas leituras pode ser um risco, pois muitas vezes quem escreve a contracapa ou a orelha são outros escritores, pagos para isso.


Procure a sinopse ou o primeiro capítulo na internet. Muitas livrarias e editoras disponibilizam um resumo e parte do livro para acesso gratuito. Esta é uma ótima forma de ter contato com o livro antes da comprá-lo.


Sucesso de vendas não significa qualidade da leitura. Uma gafe comum, segundo os livreiros, é escolher pelos critérios de "mais vendidos" ou pela beleza da capa. Um livro que é sucesso de vendas não é necessariamente agradável para todos. Muito pelo contrário: pode até causar desgosto e afastar um leitor em potencial do universo dos livros. Mais uma vez, os vendedores são categóricos: considerar o gosto pessoal, preferências de trabalho e áreas do conhecimento são os melhores indicadores para uma compra acertada.


Diferentes edições do mesmo título têm preços diferentes. Conforme o tipo da edição, também varia o preço do livro. Se o orçamento está curto, títulos clássicos podem ser encontrados em edições de bolso, que costumam ter menos páginas e capa mais frágil. Por outro lado, quem quiser incrementar no presente pode procurar edições especiais do mesmo título, com imagens, capa dura ou até mesmo coleções com diferentes títulos do mesmo autor.


Na dúvida, consulte um livreiro. Com algumas informações sobre o que se está procurando, um livreiro sempre pode apresentar autores desconhecidos e novas (e interessantes) prateleiras da livraria.

 

Fonte: UOL Educação


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142