Saiba como aproveitar a última semana antes das provas do Enem - 21 de outubro de 2013

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será no próximo final de semana e mais de 7,1 milhões de candidatos, um número recorde, estão inscritos para esta edição da prova. Mas o que fazer nesta reta final? Estudar em ritmo forte ou é melhor descansar?  

 

Veja como aproveitar os últimos dias antes do exame com dicas:

 

1) Converse com seus pais

 

Neste período o papel dos pais é fundamental na vida dos estudantes que vão prestar o Enem. É hora de mostrar apoio e confiança no potencial dos filhos, sempre estimulando, cobranças e ameaças só atrapalham e deixam o candidato mais inseguro, irritado e ansioso. Comparação com irmãos e filhos de amigos também são ruim, o ideal é que os pais se mostrem como parceiros.

 

2) Visite o local de prova

 

Uma boa dica é visitar o local onde vai fazer a prova antes do fim de semana . O nome da escola onde o estudante vai fazer o Enem consta no cartão de confirmação do Enem, divulgado no início de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionas Anísio Teixeira (Inep).

 

3) Refaça provas anteriores

 

Não é hora de abrir mão da rotina de estudos, aproveite a semana para simular uma situação real como a que vai ocorrer nos dois dias do Enem. Pegue provas dos anos anteriores e as refaça (veja aqui as provas anteriores do Enem).

 

4) Simule o horário das provas

 

Comece a resolver as provas anteriores exatamente no mesmo horário que elas vão ocorrer, leve lanches e responda todas as questões cronometrando o tempo para ter ideia do quanto vai demorar. Os candidatos são espécies de atletas que vão correr maratonas e precisam de treino. No dia seguinte é bom fazer uma análise das questões mais complicadas e verificar erros e dúvidas.

 

5) Faça simulados e foque nos pontos fracos

 

Em uma semana dá tempo para estudar focando nas maiores dificuldades. É o período para revisar conteúdos, fixá-los e até descobrir algumas lacunas que merecem atenção. Aproveite para fazer consultas e tirar dúvidas com professores e colegas. Fazer simulados também podem ajudar a ver quais os pontos de maior dificuldade

 

6) Mantenha-se longe das redes sociais

 

A internet é um ambiente de dispersão, que força a hiperatividade e a hora é de exercitar a concentração. As conversas pela internet podem desfocar o estudo, por isso deixe as redes sociais para os momentos de descanso.

 

7) Relaxe na véspera

 

Na sexta-feira (25), dia anterior à prova, é o momento de arejar a cabeça. Nada de acordar de madrugada para estudar ou ler a caminho da prova. É preciso dosar os estudos para não chegar estressado na hora da prova, por isso relaxar é fundamental. Mas atenção, o relaxamento também tem de ser moderado. Nada de ir para balada e exagerar no consumo de bebida alcóolica. Para relaxar vale fazer atividades na academia, ir até a praia, fazer passeios ao ar livre e curtir um cinema.Confie no seu potencial

 

8) Confie no seu potencial

Se você treinou e se preparou é hora de confiar no seu potencial. Entender que você é capaz é a melhor maneira de controlar a ansiedade. Vale fazer exercícios de relaxamento ligados a respiração. Também é importante entender que o Enem não é a última cartada, que o candidato terá outras oportunidades, como os vestibulares. Não ir bem no Enem não significa fracasso.

 

Fonte: G1

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142