Estudo revela a principal dificuldade dos alunos na redação do Enem - 27 de março de 2013

Levantamento feito pelo site "Dados do Enem" revela o principal problema dos alunos quando o assunto é a redação do exame. Dentre as cinco competências avaliadas pelos corretores do texto (veja quadro abaixo), a que os estudantes tiveram pior desempenho foi a proposta de soluções para a sociedade.

 

A dificuldade neste quesito foi avaliada tanto nas provas de alunos de escolas públicas quanto nas de escolas privadas. Segundo o professor de Português, Francisco Platão Savioli, em entrevista ao Guia do Estudante, o grande motivo para as notas baixas é o método de ensino brasileiro, que não estimula a participação dos alunos na sociedade. "Ela é uma competência com uma boa intenção. O objetivo é estimular que o ensino não seja apenas o conhecimento pelo conhecimento, mas sim que a escola dê aplicabilidade ao que o estudante aprende na sala de aula".

 

Para fazer o levantamento, o site "Dados do Enem" cruzou dados do exame, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e montou um panorama geral do desempenho dos estudantes por escolas.

 

A nota final da redação do Enem, que vale 1000 pontos, é dada a partir da avaliação de cinco competências, que podem valer até 200 pontos cada. Confira quais são elas:

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142