Enem terá recorde de 8,7 milhões de candidatos aptos a fazer as provas.Prova será aplicada nos dias 8 e 9 de novembro. - 14 de agosto de 2014

 

O ministro Henrique Paim acredita que o maior número de oportunidades é o motivo para se ter superado a expectativa de inscritos. "Esse crescimento demonstra exatamente que há um despertar em torno da questão educacional. Se nós considerarmos que nós triplicamos as vagas em universidades federais nos últimos 10 anos, a implantação da lei de cotas, a manutenção das bolsas do Prouni, o FIES e o Sisutec, cada vez há mais participantes do Enem a partir das oportunidades criadas", afirmou.

 

O ministro também disse que a proporção de jovens continua alta porque "a juventude tem mais esperança no Enem". Segundo o MEC, 85% dos inscritos estão na faixa etária de 15 a 29 anos.


A região com maior número de inscritos no exame é a Sudeste, com 3.076.697, correspondendo a 35,27% do total. O crescimento lá também foi de 17% de 2013 para 2014. Em seguida vem a região Nordeste, com 32,99% e 2.877.673 estudantes aptos.


O ministro Henrique Paim afirmou também que o maior número de estudantes que vão fazer o exame pode mudar algum detalhe de logística da realização das provas. "É um impacto de logística que nós estamos trabalhando em torno dele. Já tivemos reuniões aqui, para inclusive já prever se há necessidade de ampliar o número de municípios, o número de pessoas que vão trabalhar no exame e o número de locais de prova. Tudo isso está sendo medido e nós vamos informar mais na frente essas alterações que serão feitas", afirmou o ministro.


Foram 5.501.206 inscritos no exame que se declararam da cor negra, 57,91% do total. O ministro garante que esses estudantes já estarão dentro da Lei de Cotas. "Isso reflete na realidade a política que o governo federal vem implementando com a lei, que despertou nesses jovens negros por se inscrever e contar com essas vagas", afirmou.

 

Realização das provas


Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

 

Sabatistas


Nesta edição, os alunos sabatistas (que guardam o sábado por motivos religiosos) poderão fazer a prova de 8 de novembro às 19h (horário de Brasília) desse dia, exceto nos estados do Acre, Amazonas, de Roraima e Rondônia. Nesses quatro estados, os candidatos sabatistas poderão realizar o primeiro dia de provas às 19h de sua hora local, em função do horário de verão.

 


Correção da redação


Segundo o ministério, os atuais filtros de correção da redação do Enem serão mantidos e ampliados. De acordo com ele, o MEC tem investido no aprimoramento dos itens de correção e na capacitação dos corretores. O presidente do Inep, Francisco Soares, também disse a jornalistas que cada prova será avaliada por dois corretores.

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142