Enem 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro - 15 de maio de 2014

 

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, é de que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame. Seria um crescimento de 13,9% em relação aos 7,2 milhões de inscritos em 2013. O período de inscrição vai desta segunda-feira a 23 de maio.
Uma novidade do Enem este ano é o uso de detectores de metais portáteis. No edital, constará a previsão de que os inscritos poderão ser submetidos nos locais de prova e a qualquer momento ao aparelho. Ou seja, não necessariamente eles passarão pelo detector.

 

O MEC informou também que o edital com as regras do Enem será publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. O exame trará novidades na acessibilidade de pessoas com deficiências. O site do Enem, por exemplo, vai oferecer o edital do exame em formato compatível com o Dosvox. Trata-se de um sistema que permite deficientes visuais usarem computador. Para os deficientes auditivos, haverá um vídeo na língua brasileiras de sinais (Libras).
No primeiro dia de exame, um sábado, será feita a prova de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30. No segundo dia, serão cobrados linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. O horário da prova será das 13h às 18h30. Nos dois dias, os portões abrirão às 12h do horário de Brasília.


A taxa de inscrição é de R$ 35. Não precisarão pagá-la os alunos da rede pública e pessoas cuja renda familiar é de até um salário mínimo e meio (R$ 1.086) per capita. O prazo final para o pagamento da inscrição é 28 de maio.
O Inep estima que serão produzidas 18,3 milhões de provas, a serem distribuídas em 1.6999 municípios.
É preciso fazer o Enem para participar de algumas seleções que permitem o ingresso no ensino superior. É o caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas a estudantes de baixa renda em faculdades privadas.


O Enem também é obrigatório para os interessados no programa Ciência sem Fronteiras, que dá bolsas de graduação e pós-graduação no exterior; e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia a graduação de estudantes matriculados em instituições privadas. O Enem também pode ser usado por estudantes maiores de 18 anos que não tem certificação do Ensino Médio e querem obtê-la.


O Enem também vai trazer como novidade o envio de um torpedo aos candidatos que já se inscreveram em edições anteriores mas que deixaram de fazer a prova.

 Temos a informação de que em outras edições pessoas se inscreveram e não compareceram. Elas receberão um alerta. Vamos demonstrar que estamos monitorando, que elas têm responsabilidade. A inscrição gera um esforço de gestão e custo. Mas não podemos ir além desse limite (punição aos ausentes), porque a lei não permite.

 

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142