Conheça a Academia Militar das Agulhas Negras - 30 de abril de 2014

 

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem sua origem em 1792, com a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho - primeira escola militar das Américas. Ela foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, pelo Conde de Resende, aquele que empresta seu nome à cidade onde hoje se encontra a AMAN.

 

A AMAN ocupa uma área total de 67 km2. Possui várias construções, das quais destacam-se o Conjunto Principal, o Teatro Acadêmico, a Seção de Educação Física, a Seção de Equitação, o Polígono de Tiro e os Parques de Instrução. O Conjunto Principal sofreu uma ampliação, entre 1986 e 1988, que duplicou as suas dimensões, principalmente em relação a refeitórios e alojamentos de cadetes. O Portão Monumental, em primeiro plano, constitui um cartão postal da Academia. Ao fundo do cenário, podemos vislumbrar parte da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o Pico das Agulhas Negras, com uma altitude de 2.791,55 m. A AMAN conta, para apoiar suas atividades de instrução e segurança, com um Batalhão de Comando e Serviços. Em efetivo, é o maior Batalhão do Exército Brasileiro.

 

Destaca-se, também, o Hospital Escolar da AMAN, cuja missão principal é prestar assistência de saúde aos cadetes e proporcionar atendimento médico-odontológico e hospitalar a mais de 12.000 usuários, incluindo militares da ativa e da inatividade, pensionistas, servidores civis e seus dependentes.

 


Para ingressar na AMAN o jovem deverá realizar um concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) onde irá cursar um ano de Ensino Superior e, obtendo aproveitamento, seguirá para a AMAN.

A EsPCEX está localizada na cidade de Campinas - SP. Durante o curso, o jovem estará na condição de aluno (isto equivale a uma graduação entre as de 2º Sargento e 3º Sargento).

 

Para realizar o concurso, o candidato deve ser brasileiro nato, estar cursando ou ter cursado, no mínimo, a 3ª série do ensino médio, em estabelecimento de ensino reconhecido, ou ser concludente do Ensino Médio, de acordo com a legislação federal vigente.

 

Deve ter idade de 16 (dezesseis) a 21 (vinte) anos, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula).

 

O pedido de inscrição será feito por meio de requerimento do candidato, civil ou militar, dirigido ao Comandante da EsPCEx e remetido diretamente àquela Escola, por meio da rede mundial de computadores (Internet), dentro do prazo estabelecido no Calendário Anual do Processo Seletivo, o qual será publicado juntamente com o Edital de abertura do processo seletivo. Além de concluir o Ensino Médio com excelente padrão, o aluno recebe fardamento e vencimento, bem como instrução militar que, ao final do curso, lhe dará direito ao certificado de reservista, caso não tenha interesse em ingressar na AMAN.

 

Funcionando em regime de internato, a Escola possui dependências que oferecem todas as condições de conforto aos alunos. É dotada, ainda, de amplas instalações desportivas com piscinas, campos de futebol, pistas de atletismo e de aplicação militar e quadras poliesportivas, o que possibilita ao futuro cadete um ambiente propício à prática de saudável e constante atividade física.

 

                                 

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142