Como melhorar suas notas organizando seus estudos - 16 de outubro de 2014

Com o nosso tempo cada vez mais curto e as provas com conteúdos mais vastos, organizar os estudos vem se tornando essencial na hora de se preparar para conseguir bons resultados.


O estudo diário é decisivo para o sucesso do estudante. Ele estabelece um objetivo e o planejamento que deve ser feito para alcançá-lo. Com a prática, o aluno passa a ter consciência da necessidade de um estudo contínuo e desenvolve a disciplina e a organização que, futuramente, irá ajudá-lo, também, em sua vida profissional.
Mas qual é a melhor forma de estudar? A supervisora pedagógica do ensino médio Mariangela de Lacerda Guedes responde. Segundo ela, essa resposta varia muito de acordo com o perfil de cada estudante. Porém, é essencial ter critérios e organização na hora de estudar em casa. "O estudo deve começar por uma disciplina de dificuldade média, seguindo pelas mais difíceis e cansativas e deixando para o fim as mais fáceis", aconselha.


A supervisora afirma que os períodos de estudo não devem ultrapassar 50 minutos, havendo pequenos intervalos de cinco minutos entre eles. Além disso, é de suma importância ouvir atentamente às explicações dos professores, corrigir os exercícios e, em caso de dúvidas, não levá-las para casa.


Essas tarefas, porém, não são fáceis. Manter uma rotina de estudos organizada é realmente complicado. Muitos alunos acabam desistindo e não levando a programação a sério. Para evitar que isso aconteça, Mariangela recomenda: "comece com pequenas atitudes e com o tempo vá aumentando o seu comprometimento. Incorpore os novos hábitos aos poucos. Não desista, insista. Faça um horário real, compatível com a sua rotina diária, responsabilizando-se pelo seu cumprimento."


O importante é não desistir. É só ter paciência e força de vontade que os resultados virão.

 

 

                

 

Fonte: Ecaderno


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142