As vantagens e desvantagens do ensino à distância - 11 de junho de 2013

A possibilidade de estudar sem sair de casa está cada vez maior na era digital e o crescimento das ofertas de cursos à distâncias é cada vez mais comum.

 

O ensino pode se dar em tempo real, com avaliações online, aulas transmitidas ao vivo (algumas são ministradas até em redes sociais). No Brasil, instituições públicas e particulares de ensino superior oferecem cursos desta modalidade para estudantes que moram longe ou que, por comodidade ou necessidade, preferem aprender pelo computador. Mas muitos especialistas ainda torcem o nariz para os cursos à distância.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cursos a distância não são mais fáceis do que os presenciais, eles também têm exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação. Para muito estudantes, contudo, a modalidade é mais fácil porque oferece mais liberdade para estudar em um ritmo diferente do tradicional.

 

Segundo o Membro do Conselho Nacional de Educação do MEC, o professor Antônio Freitas, o ensino à distância exige mais disciplina do aluno se não as vantagens podem virar desvantagens. Montar a própria rotina de estudos, dedicar-se às aulas nos horários mais convenientes e economizar tempo e/ou dinheiro com o deslocamento até a instituição de ensino são vantagens, mas é necessário ser disciplinado.

 

"O ensino à distância exige mais determinação. Na minha opinião, serve mais para pós-graduação" conclui Antônio.

 

Fonte: Extra

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142