A escolha pela carreira militar - 01 de março de 2013

Patriotismo, respeito à hierarquia e disciplina. Esses são alguns dos princípios que norteiam a carreira militar, opção que tem feito a cabeça de muitos jovens no país. Dentre os atrativos da área estão a estabilidade, bons salários e aposentadoria segura.

 

O caminho até o sucesso, porém, não é simples. Provas concorridas e exigências de caráter físico, de idade e gênero, podem dificultar o ingresso em certas academias. A boa notícia é que as opções na área são muitas, certamente alguma vai se encaixar com sua preferência! Confira algumas das academias de curso superior listadas pelo site do Guia do Estudante:

 

Aeronáutica
Há três opções de cursos da Academia de Força Aérea (AFA), instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB). Os formados nessas carreiras recebem diploma de bacharel em Administração, com habilitação em administração pública. Os cursos duram quatro anos e funcionam em regime de internato.

Depois de formado, o cadete se torna aspirante a oficial e pode optar por continuar na carreira militar.

 

Exército
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) oferece o curso superior que forma os oficiais da área de combate. A graduação dura quatro anos, em regime de internato. Os alunos têm livres os fins de semana, feriados e férias escolares. Na sede em Resende-RJ, eles aprendem desde legislação até aulas de tiro e primeiros socorros em combate.

 

Depois de formado, o aluno recebe o título de bacharel em Ciências Militares e pode optar por seguir carreira militar.

 

Marinha
A Escola Naval é a instituição que forma os oficiais para o corpo da armada (que opera navios), para a intendência (que cuida das questões financeiras e do abastecimento) e para a fuzilaria naval (para atuar em combates em terra, a partir do mar). Os oficiais podem tornar-se também aviadores navais e, assim, pilotar aviões e helicópteros pertencentes à Marina.

 

Depois de formado, o aspirante é declarado guarda-marinha e pode passar por cursos complementares.

 

Polícia Militar
Os cursos de formação de oficiais geralmente duram quatro anos, em regimes que misturam internato e semi-internato. Depois de formado, o aluno é declarado aspirante a oficial e pode continuar estudando e exercendo as atividades militares para ser promovido.

 

Você sabia?

O Curso Caes é o que mais aprova em Juiz de Fora quando o assunto é concurso militar. Com material didático exclusivo e professores experientes, o curso prepara alunos para as provas mais concorridas do país, como o ITA e IME. Saiba mais entrando em contato com a gente!

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142