6 técnicas para render melhor nos estudos - 26 de fevereiro de 2014


Em meados dos anos 1980, época em que cursava a faculdade, Francesco Cirillo tinha dificuldade em se concentrar nos estudos. Foi quando percebeu que as distrações poderiam ser eliminadas com um simples método, batizado por ele de Técnica Pomodoro. A ideia é simples: você precisa se concentrar, por um tempo determinado, em apenas uma tarefa.

 

Para colocar a técnica em prática você precisará de um cronômetro - o nome vem daí, pois Cirillo adotou um timer de cozinha em formato de tomate para controlar o tempo.
A cada 25 minutos - que equivalem a um pomodoro - você terá que ficar focado em uma única tarefa e não pode perder a atenção por nada.

 

Passado esse tempo, é hora de fazer uma pausa de cinco minutos para descansar a cabeça. Não pegue nada para ler ou exercícios para resolver. É o tempo de descanso do cérebro, então dê uma arejada com atividades mais simples, como responder uma mensagem, por exemplo.

Quem testa, aprova. A Técnica Pomodoro tem muitos adeptos mundo afora. Gostou da dica? Abaixo você encontra mais seis técnicas de produtividade que farão com que os seus estudos rendam muito mais daqui para frente. Faça bom proveito!

 

                                         

 

1. Encare as matérias mais difíceis pela manhã

Completar suas tarefas mais temidas logo cedo é uma boa estratégia - no caso dos estudos, isso significa enfrentar os assuntos mais temidos. Como você estará descansado, conseguirá dar mais atenção a elas. Depois de entrar no embalo, fica mais fácil lidar com as tarefas mais simples.

 

2. Coloque tudo no papel
Estudar com a cabeça cheia de problemas e preocupações é pouco produtivo. Uma maneira eficaz de tirar os "pepinos" da frente - pelo menos enquanto você estuda - é coloca-los no papel. Assim você abre caminho para absorver melhor aquilo que está lendo ou ouvindo sem se preocupar em deixar coisas importantes para trás.

 

3. Faça exercícios físicos antes de começar
Fazer exercícios antes de começar as atividades ajuda na disposição. A descarga de endorfinas fará com que você se sinta cheio de energia para enfrentar as tarefas que vêm pela frente.
Não é preciso virar um rato de academia. Meia hora de exercícios, que podem ser feitos em casa mesmo, já ajudam a dar um estímulo para começar o dia melhor.

 

4. Respeite o seu relógio biológico
Se sua capacidade de concentração é maior à noite, não tente forçar a barra para estudar de manhã. Programe suas atividades para o horário em que você rende melhor. Só tome cuidado para não exagerar nas horas de estudo ininterrupto, pois a produtividade vai cair.


5. Crie um método de recompensa
Dê a você mesmo um presente quando acabar uma tarefa grande. Por exemplo, terminou de estudar uma matéria chatíssima, mas com bastante peso na prova que vai prestar? Se permita ter algumas horas de descanso a mais ou dê uma saidinha com os amigos.


6. "Ouça" seus estudos no tempo livre
Ouça as lições enquanto você estiver dirigindo para o trabalho, limpando a casa, fazendo exercício ou cozinhando o jantar. A aprendizagem com auxílio do áudio tem o poder de adicionar horas extra de estudo ao seu dia. Se não tiver o áudio disponível para baixar, faça um resumo da matéria, leia em voz alta, grave e depois ouça nas horas "vagas" como forma de revisão.

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142