10 filmes para estudar História para o Enem - 18 de setembro de 2014

 

Conhecer a história é fundamental para conhecer a si mesmo". Você com certeza já ouviu isso durante as aulas de História, não é mesmo? Por mais que essa afirmação pareça um clichê, ela de fato é coerente. Conhecendo os acontecimentos passados, conseguimos entender melhor o que acontece no presente. Buscar formas alternativas, como jogos, documentários e filmes baseados na história são ótimas opções que podem te ajudar na hora de enriquecer seu conteúdo. Confira 10 filmes que relatam fatos históricos que, além de te divertir:

 

1- Lincoln (2012)

Sucesso de bilheteria e vencedor de 2 Oscars, o filme conta a história de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos da América. Focando principalmente nos quatro últimos meses de vida do então presidente, a produção mostra os esforços de Lincoln em aprovar na Câmara dos Deputados uma emenda à Constituição que abole a escravidão no país.

 

2- Getúlio (2014)

A obra retrata a intimidade de Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, em seus últimos 19 dias de vida. Envolvido em uma crise política, na qual é acusado de ser o mandante do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, o filme mostra os conflitos de Getúlio até o seu suicídio, em 24 de agosto de 1954. Importante lembrar que 2014 marca os 60 anos da morte de Vargas, o que aumenta ainda mais as chances desse tema ser abordado nos vestibulares.

 

3- A Queda! As últimas horas de Hitler (2005)

Baseado nos relatos de Traudl Junge, secretária pessoal de Adolf Hitler, e Joachim Fest, maior autoridade mundial em nazismo, o filme relata os últimos momentos do ditador nazista em Berlim, no final da 2ª Guerra Mundial. Com a derrota iminente, a obra mostra Hitler e seus assessores planejando ações militares na tentativa de conter o inimigo.

 

4- Operação Valquíria (2008)

Estrelado por Tom Cruise, que interpreta o Coronel Claus von Stauffenberg, o filme mostra os dias anteriores ao 20 de julho de 1944, quando oficiais alemães realizam um atentado contra o ditador nazista Adolf Hitler, usando o plano emergencial Operação Valquíria para iniciar um golpe de estado e acabar com a guerra. O fim todos já devem saber, mas vale a pena conferir o filme, que retrata fielmente a época conturbada na Alemanha nazista.

 

5- Fomos Heróis (2002)

A obra se passa na Guerra do Vietnã, uma das mais sangrentas da história. Estrelado por Mel Gibson, no papel do tenente-coronel Hal Moore, o filme relata momento em Moore e mais 400 soldados de elite dos EUA são cercados por 2 mil soldados vietnamitas. Como resultado, a batalha está entre as mais sangrentas da história do exército dos Estados Unidos e o local em que ela ocorreu ficou conhecido como Vale da Morte.

 

6- Platoon (1986)

Não deixe a data de lançamento te impedir de assistir a esse filme, que é considerado por muitos críticos de cinema como o melhor filme de guerra já produzido. Com um elenco de peso, com atores como Charlie Sheen, Johnny Depp e Willem Dafoe, o filme mostra os horrores da Guerra do Vietnã na perspectiva do soldado Chris Taylor (Charlie Sheen), um jovem recruta estadunidense que se alista voluntariamente para o combate. Durante o conflito, Chris tem contato com dois sargentos, o primeiro um assassino brutal e o segundo um pacifista sensível.

 

7- 1492 - A Conquista do Paraíso (1992)

Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Gérard Depardieu, o filme mostra a viagem do explorador Cristóvão Colombo que resultou na descoberta do "novo mundo", a América, e os efeitos que isso teve sobre os povos nativos da região. A obra foi lançada pela Paramount para celebrar os 500 anos da viagem de Colombo.

 

8- A missão (1986)

A Missão retrata a época da expulsão dos Jesuítas de Portugal, devido à crise nas relações entre a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus. No filme, Robert de Niro interpreta Rodrigo Mendoza, um mercador de escravos espanhol violento e que se junta à ordem dos Jesuítas nas florestas brasileiras. Após conviver com os índios, que antes ele escravizava, ele faz de tudo para defendê-los.

 

9- A Lista de Schindler (1993)

Dirigido por Steven Spielberg, o filme ganhou nada menos que 7 Oscars. A obra conta a história de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou mais de mil judeus durante o Holocausto, empregando-os em sua fábrica.

 

10- Hotel Ruanda (2004)

Ambientado em 1994, quando um conflito político em Ruanda matou quase um milhão de pessoas em cem dias, na guerra civil entre os Hutus e Tutsis, o filme conta a história do gerente do hotel Milles Collines, Paul Rusesabagina, que abrigou mais de 1.200 pessoas no local durante os conflitos.

 

Fonte: Portal Ecaderno

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142